Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Tribunal do Júri abre novo precedente na justiça Brasileira

Caso de legítima defesa de animais abre nova página na Justiça brasileira

Publicado por Paulo Bernardo Filho
há 8 anos

O Júri da Comarca de Tatuí, interior de São Paulo, abre uma nova página na Legislação Brasileira em relação a crimes cometidos em defesa dos animais.

Em julgamento realizado no dia 26 de abril deste ano, os jurados deram uma pena menor a Moacir Soares da Silva por ter matado a tiros seu vizinho, Mateus Buscarini, em agosto de 2010, por ele ter envenenado seis cães que viviam na chácara onde ele era caseiro.

De acordo com Moacir, no dia do crime, “os cães estavam vomitando sangue e o vizinho tinha carne moída nas mãos e portava uma faca, e que, ao ver a cena, pegou um revólver e fez os disparos”.

Moacir foi condenado a 8 anos de prisão por crime de homicídio privilegiado, que não é considerado crime hediondo, o que levou à redução da pena, que seria de 30 anos caso o júri acatasse a denúncia do Ministério Público de crime hediondo, com motivo torpe, duplamente qualificado.

Para o advogado de Moacir, Paulo Cesar Bernardo (Gracia Bernardo Filho Advogados), – “ os jurados consideraram que o crime foi cometido em momento de emoção porque o réu teria presenciado a morte dos seus animais que viviam com ele num vínculo familiar “. É a primeira vez na jurisprudência brasileira, que se equipara a relação homem e animal à relação paterna.

Moacir vai ficar preso em regime fechado com possibilidade de liberdade com um sexto da pena cumprida. Como já passou um ano e dois meses na cadeia por causa desse crime, esse tempo será descontado da pena total, restando poucos meses para obter progressão para o regime semiaberto.

Tribunal do Jri abre novo precedente na justia Brasileira

Para o advogado Paulo Bernardo, a grande conquista neste julgamento foi abrir um precedente para casos semelhantes onde a dor de presenciar a morte de um animal é equiparada a dor de perder um filho. Diz o advogado: “Além da conquista jurisprudencial, existe a conquista legislativa. Com o aumento do número de casos em que animais são equiparados com seres humanos, aumenta as chances de termos alterações na Legislação vigente com uma lei que trate os animais como seres portadores de direitos”, conclui o advogado.

  • Sobre o autorEspecialista em direito penal e processo penal
  • Publicações21
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11678
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-do-juri-abre-novo-precedente-na-justica-brasileira/334586007

91 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Que precedente enriquecedor, Doutores. Ótima leitura. continuar lendo

Aleluia! Deus criou o homem e lhe deu a natureza como presente. Deu-nos o domínio dela, mas, com o objetivo de manter a harmonia entre os três reinos animal, vegetal e mineral, dado ao raciocínio com que nos privilegiou.Qualquer ação do homem em relação aos animais, vegetais e minerais que não seja necessária para o equilíbrio harmônico entre esses três reinos, ou à sobrevivência de uma espécie é uma afronta ao direito natural, de qualquer delas. continuar lendo

"Fim dos tempos". Escatologia pura!

Um feto humano "não há direito algum" porque, para os abortistas de plantão, não 'há vida humana' ali!

Enquanto o ser humano cai na vala do relativismo moral, o animal sobe pelos mesmos motivos.

Vou declarar-me ,em blindagem 100% eficiente, no Brasil bolivariano, ecologicamente correto, além de homossexual, travesti, afrodescendente, pobre, sem terra, sem teto, petista, assinante da "Carta Capital" e também um bicho....!

Como gosto de gatos, sim....sou um gato! Pronto! continuar lendo

E para já mais não surpresa minha, temos novamente um comentário confundindo posturas políticas com opiniões jurídicas. Só mesmo quem nunca teve um animal em casa para deixar de reconhecer que existe efetivamente uma relação afetiva. Por outro lado, é simplesmente científico, e cada vez mais fácil de comprovar, que animais são dotados de consciência da própria existência, embora não haja ainda meios de aferir de que forma isso se dá. A comparação com o aborto é infeliz, visa apenas criar polêmica sobre uma decisão que, em sua essência, e sem conhecer a fundo o processo, parece justa. continuar lendo

Nenhum comprovadamente "abortista"deve ter sido julgado, segundo o seu comentário, na Comarca de Tatui/SP. Quanto ao restante, "respeito este espaço"!!! continuar lendo

Concordo João N Neves. Também acho um absurdo equiparar a vida humana com a de um animal, pensando pelo lado da legitimação do aborto, isso é ainda pior. Estamos vivendo uma completa inversão de valores, infelizmente. continuar lendo

Realmente, Karine de Souza Torquato, um absurdo equiparar a vida humana com a de um animal!

O animal não mata por prazer, não destrói a natureza de forma irresponsável, não larga sua cria no lixo para morrer, entre outras condutas exclusivamente humanas.

O dia em que o ser humano tiver pelo menos uma parte das virtudes dos animais, poderemos talvez elevar o ser humano ao mesmo nível deles, mas enquanto isso não acontece, faço minhas suas palavras: um absurdo equiparar a vida humana com a de um animal! O animal está muito acima!

Quanto a matéria, muito interessante, muito correto o entendimento do júri. continuar lendo

Parabéns ao Rodrigo Ricoy pelo excelente comentário.Pela visão do João Neves os defensores dos escravos eram abolicionistas alienados da realidade. continuar lendo

Meu amigo, tenho certa reticência em concordar com vossa pessoa, mas vc conseguiu achar as palavras certas... sempre sonhei em poder xingar assim..
Mas tens razão, estamos amigo, a caminho do além continuar lendo

Procura um dicionário pra ver se entende o que pensa que entende. Mas não tente copiar palavras que não sabe o significado senão correrá o risco de se prestar ao ridículo com idéias estapafúrdias. Observando seu raciocínio chega-se a conclusão que qualquer animal tem mais consciência que vc. continuar lendo

Resumo da Obra: "Fim dos tempos. Escatologia pura!" continuar lendo

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.......
Não concordo com o abordo e até o momento é criminalizado no país.........
mais não misture as coisas, aborto entra em um redemoinho de direitos e princípios.
enquanto a questão de tal julgamento , foi do massacre perpetuado por um vizinho que ficou assistindo os cães morrerem, e o dono perante tal situação (pois é sabido que na era da informação os animais ganharam posição privilegiada na sociedade) tal situação, em um momento de ódio e fúria assassinou o assassino de seus cães..... Então não é o PT, ou PSDB, ou Negros, ou etc..... não viaja amigo!! continuar lendo

Precedente maravilhoso. continuar lendo